Início do ano letivo 2020-2021

ATUALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO RELATIVOS À RECEÇÃO DE CRIANÇAS E ALUNOS DO AGRUPAMENTO:

Na sequência das alterações provocadas pela declaração do Estado de Contingência, não será permitido o acesso aos pais/encarregados de educação aos diversos estabelecimentos do agrupamento, no dia da receção, em qualquer nível de ensino.

DIA 17 DE SETEMBRO – receção a crianças e alunos da educação pré-escolar ao 9º ano nos respetivos estabelecimentos de ensino

ESCOLA AMARELA

09h-10h: receção aos alunos do 1º ano. Os encarregados de educação acompanham os alunos ao portão. Os alunos serão encaminhados para a sala por um professor.

10h30-11h30: receção aos alunos dos 2º; 3º; 4º anos

ESCOLA DO ARRABALDE

ESCOLA DA BAROSA

PRÉ-ESCOLAR

09h-10h: receção às crianças que frequentarão o JI pela 1ª vez. Os encarregados de educação deixarão as crianças ao portão, sendo as mesmas acolhidas pela respetiva educadora.

10h-11h: receção às crianças que já frequentaram o JI. Os encarregados de educação deixarão as crianças ao portão, sendo as mesmas acolhidas pela respetiva educadora.

1.º CICLO

ESCOLA BRANCA

09h-10h: receção aos alunos do 1º ano e aos alunos da turma nova de 2º e 3º anos. Os encarregados de educação acompanham os alunos ao portão. Os alunos serão encaminhados para a sala por um professor.

10h30-11h30: receção aos alunos dos 2º; 3º; 4º anos

ESCOLA DOS CAPUCHOS

1º CICLO

ESCOLA DA GUIMAROTA

1.º CICLO

ESCOLA BÁSICA D. DINIS

Alteração: não será permitida a presença, durante a receção aos alunos, dos pais/encarregados de educação por questões de segurança sanitária, em nenhum ano de escolaridade.

Relembramos que o uso de máscara é obrigatório em todo o recinto escolar para adultos e alunos dos 2.º e 3.º CEB.

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, terão de trazer uma máscara de casa. Nesse dia, durante a receção com os respetivos Diretores de Turma, será fornecido um Kit de 3 máscaras a cada aluno, para utilização durante o 1.º período letivo.

Todos os alunos permanecerão no recinto escolar, apenas e só, pelo tempo necessário para cumprir as atividades da receção aos alunos.

Não haverá almoços no dia 17 de setembro. O serviço de refeições inicia-se no dia 18 de setembro, pelo que todos os alunos deverão proceder à aquisição da senha, preferencialmente pela plataforma GIAE, na véspera ou excecionalmente, até às 10h30 desse dia.

No dia 17 (quinta-feira), os alunos do 5.º ano devem entrar pela portaria 1 (portaria principal) e dirigir-se ao Bloco B.

TurmaHoraSala
5.º A8.30B3
5.º B9.30B2
5.º C10.30B5
5.º D11.30BCN
5.º E14.00B4
5.º F15.00B1
5.º G16.00BEV
Para auxiliar no acolhimento aos vossos educandos, estará um professor junto à portaria 1 (entrada principal) para encaminhar os alunos às respetivas salas de aula, a fim de se encontrarem com o seu Diretor(a) de Turma. Esta receção terá a uma duração prevista de 1h15, pelo que posto este tempo, os encarregados de educação deverão recolher os seus educandos. Agradecemos que neste período de tempo, não permaneçam junto ao espaço exterior da escola, perigando desta forma a saúde pública e pondo em causa as regras de segurança sanitária.

No dia 17 (quinta-feira), os alunos dos 6.º e 7.º anos devem entrar pela portaria 2 (portão de baixo) e dirigir-se ao Bloco A. Os alunos dos 8.º e 9.º anos entram pela portaria 1 (portaria principal) e dirigem-se ao Bloco C.

TurmaHoraSala
9.º D15.30CEV
9.º E15.30CET
9.º F15.30C1

Nos 2.º e 3.º ciclos, as habituais reuniões dos Diretores de Turma com pais/Encarregados de Educação serão realizadas em videoconferência, sendo o link para a mesma enviado posteriormente, via email.

Outras informação para alunos e Pais/Encarregados de Educação da Escola Básica D. Dinis

• Na Escola Básica D. Dinis a mancha horária será das 8h30 às 18h20. Os horários serão entregues, tal como habitualmente, no dia de receção aos alunos (dia 17 setembro).
  • Na escola-sede existem circuitos de circulação definidos e pontos de higienização nas salas de aula e em pontos estratégicos do recinto.
  • Aconselha-se a que todos os alunos tragam lanche de casa e uma garrafa de água com a quantidade suficiente para um dia.
  • Para já não está previsto o serviço de take-away no refeitório.
  • O recurso ao polivalente estará condicionado ao limite máximo de 25 pessoas.
  • Para as aulas de Educação Física os alunos deverão vir equipados de casa, trazendo apenas um saco com sapatilhas para trocar antes da aula. Outras recomendações serão dadas pelos respetivos professores.
  • Agradecemos a colaboração dos pais/Encarregados de Educação acautelando apenas a presença dos seus educandos na escola durante o horário em que o aluno tem atividades.
  • Todos os assuntos a tratar na escola (Serviços Administrativos, Ação Social Escolar, contactos com os Diretores de Turma) devem ser efetuados preferencialmente via email e/ou telefone. Em casos excecionais que assim o justifiquem, a presença dos pais/Encarregados de Educação deve ser agendada previamente.
  • Na receção aos alunos serão entregues informações mais pormenorizadas pelos respetivos Diretores de Turma.

Devem consultar regularmente a página do agrupamento, uma vez que aqui faremos a divulgação de toda a informação relativa ao início do ano letivo.

Consulte aqui o calendário escolar