EB Capuchos 1985

1985 – Escola Primária de Capuchos e Jardim de Infância de Capuchos

1988 – Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico nº 7 de Leiria

2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO DE CAPUCHOS

A criação

A Escola Básica do 1.º Ciclo de Capuchos, anteriormente denominada por Escola Básica nº 7, foi construída em 1984 e situa-se numa zona da cidade essencialmente residencial, designada por Bairro dos Capuchos, a este da cidade de Leiria, com acesso pela estrada da Marinha Grande.

Este edifício, de construção tipo P3, veio acolher os alunos que frequentavam uma das mais antigas escolas de Leiria instalada no Convento de Santo Estêvão.

Contudo, esta experiência pedagógica não resultou. Verificou-se que, também neste estabelecimento de ensino, este modelo não se adaptava à nossa realidade escolar. Foi, então, solicitada à Câmara Municipal a construção de paredes divisórias para que as turmas pudessem funcionar em salas separadas.

As instalações

O edifício da EB1 de Capuchos é constituído por dois pisos. Tem quatro salas de aula, biblioteca, gabinete de informática, sala de apoios educativos, salão polivalente, que também serve de refeitório, cozinha, gabinete de professores, despensa, arrecadações e seis casas de banho. No exterior do edifício existe um pátio de recreio com dois níveis, visto que a escola se encontra numa encosta suave. No nível mais elevado há um campo desportivo. No outro piso há um alpendre, um equipamento de diversão, mesas e bancos de madeira e floreiras. Em toda a área do pátio há árvores e espaços ajardinados.

Jardim de Infância de Capuchos – O mais antigo
O Jardim de Infância dos Capuchos, tendo comemorado, no ano de 2010, vinte e cinco anos de existência, é o mais antigo da rede pública do Ministério da Educação da cidade de Leiria.
Está instalado num único edifício à esquerda da EB 1.º ciclo e é composto por dois pisos. O piso superior tem duas salas de aula, uma casa de banho e um pequeno gabinete. No inferior ao nível da entrada existem, também, duas salas de aula, um salão polivalente, uma cozinha e um pequeno refeitório, duas casas de banho e um gabinete de professores.
Recentemente foi alvo de obras de recuperação no espaço exterior.