EB Branca 1960

1960 – Escola Masculina

1988 – Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 1 de Leiria

2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO BRANCA

A criação

A EB1 Branca situa-se no Largo Rainha Santa Isabel, no centro da cidade de Leiria.

É um edifício sem tipo definido, sendo propriedade da Câmara Municipal de Leiria.

Inserida no meio urbano, dispõe de infra-estruturas facilitadoras do exercício de uma boa prática educativa orientada para a socialização e autonomia dos alunos com o objectivo da aquisição do conceito de cidadania.

Perto do edifício escolar existem monumentos históricos, serviços e instituições, meios de comunicação e transporte que possibilitam uma forte interacção com a comunidade.

Entrou em funcionamento em 30 de Outubro de 1960 como Escola Masculina, anexa à Escola do Magistério Primário de Leiria.

Foi nesta escola que muitos futuros professores efectuaram o seu estágio.

A partir de 1988, ano em que foi desanexada, passou a denominar-se por Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 1 de Leiria.

No ano de 2002, foi integrada no Agrupamento Horizontal de Escolas do 1.º C. E. B./J. I. de Leiria/Barosa com a designação de EB1 Branca.

O edifício

O edifício é composto por dois pisos, ligados entre si por uma escadaria, localizada no lado direito de um átrio bastante espaçoso, situado no rés-do-chão.
À esquerda deste abre-se um corredor que dá acesso a instalações sanitárias, à Biblioteca Escolar e a duas salas de aula. Neste piso encontra-se, ainda, um salão polivalente que serve de refeitório e de espaço de A.T. L., um gabinete utilizado pela Associação de Pais, uma cozinha, uma casa de banho e um espaço para arrumos.
No piso superior existem três salas de aulas, o gabinete dos professores, sanitários e um gabinete onde funcionam as aulas de Ensino Especial e de Apoio Educativo.
O recreio funciona nas traseiras do edifício. Possui um parque com equipamentos de diversão e uma zona arborizada. Este espaço está a ser remodelado: vai ser construído um campo de futebol e um espaço relvado.

O logótipo

O logótipo da Escola é de autoria de Toni Palmeira e foi criado no ano de 1995 para assinalar o “Ano Internacional da Tolerância”.Em fundo claro, vêem-se três lápis que se completam entre si. Dois possuem bicos que escrevem por já terem feito aquisições básicas e o terceiro ainda não possui bico simbolizando os alunos que iniciam a escolaridade. Os lápis, todos diferentes, mas todos iguais, formam entre si um desenho geométrico que simboliza a aceitação da diferença.