Agrupamento Horizontal 2001

A formação

O Agrupamento Horizontal de Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância de Leiria e Barosa foi formado em 2001 juntando seis escolas do 1º ciclo e três jardins-de-infância das freguesias de Leiria e Barosa:

Escola do 1º CEB de Leiria nº 5 (Guimarota)

Escola do 1º CEB de Leiria nº 3 (Arrabalde de Aquém)

Escola do 1º CEB de Barosa

Escola do 1º CEB de Leiria nº 1 (Largo de Santa Isabel)

Escola do 1º CEB de Leiria nº 2 (Avenida Marquês de Pombal)

Escola do 1º CEB de Leiria nº 7 (Bairro dos Capuchos)

Jardim de Infância de Guimarota

Jardim de Infância de Barosa

Jardim de Infância de Leiria (Bairro dos Capuchos)

O processo de instalação

Numa fase inicial, uma Comissão Executiva Instaladora preparou a eleição dos diversos órgãos que iriam gerir o Agrupamento. Começou por ser eleita, a 10 de Dezembro de 2001, a Assembleia Constituinte que viria a elaborar o regulamento interno.

Com este regulamento aprovado, já puderam então ter lugar as eleições para os diversos órgãos. A Assembleia do Agrupamento foi eleita, no dia 23 de Abril de 2002. A sua presidente viria ser a professora Maria de Fátima Pereira Serrano. Dele fizeram ainda parte as professoras Maria Teresa Neves Silva e Filomena Susana Costa Santos Luciano, as educadoras Isabel Cristina Machado Soares Correia e Dina Maria Santos Gândara Silva Serrador, as auxiliares Maria Susete Dias da Silva e Maria Isabel Rosa, os encarregados de educação Gracinda Maria Loureiro Pereira Guarda e Luís Ataíde Tavares Martins Semedo e a autarca Laura Maria Santos de Sousa Esperança.

Todo o processo de instalação terminou com a tomada de posse, a 17 de Junho seguinte, dos membros eleitos para o Conselho Executivo: o professor João Pedro Melo da Bernarda (presidente), a professora Maria Graciela de Sousa Pinheiro (vice-presidente) e a educadora Albina da Conceição Duarte (vice-presidente).

Embora a eleição dos diversos órgãos tivesse sido realizada para o triénio de 2002/05, o seu mandato acabou por não ser cumprido em virtude de o agrupamento se ter extinguido com a integração no agrupamento vertical.

A sede

A sede do agrupamento horizontal funcionou no primeiro andar direito do número dois da Rua Henrique Sommer, isto é, junto ao Largo de Santa Isabel.