Agrupamento D. Dinis 2003

A constituição

O Agrupamento de Escolas D. Dinis insere-se predominantemente na área urbana de Leiria, abrangendo as freguesias de Leiria e da Barosa. De acordo com o mapa de Ordenamento da Rede Educativa de 2003/2004, ficou constituído pela Escola Básica 2,3 D. Dinis (escola-sede), por seis escolas do primeiro ciclo (Branca, Amarela, Guimarota, Capuchos, Arrabalde e Barosa) e por três jardins-de-infância (Capuchos, Guimarota e Barosa). Resultou da fusão do anteriormente criado Agrupamento Horizontal de Leiria e Barosa com a Escola D. Dinis tornada obrigatória pelo Despacho n.º 13 313/2003 do Secretário de Estado da Administração Educativa.

O logótipo (2003)

Com a entrada em funcionamento do novo agrupamento, surgiu a necessidade de criar um novo logótipo. A solução encontrada pela equipa directiva de então foi a mais rápida possível: juntaram num só o símbolo anterior da escola-sede com o do extinto agrupamento horizontal. Assim se fez e assim ficou.

O processo de instalação

O processo de formação, após uma primeira tentativa falhada de eleição de uma Comissão Executiva Instaladora em Julho de 2003, teve o seu início com a designação pela Direcção Regional de uma Comissão Provisória constituída por três professores que tomaram posse a 1 de Setembro de 2003. A Assembleia Constituinte foi eleita a 19 de Novembro de 2003 e teve como finalidade principal a elaboração do primeiro regulamento interno. A nova Assembleia do Agrupamento, formada já com o regulamento interno em vigor, teve a sua primeira reunião no dia 6 de Maio de 2004 tendo sido eleita para presidente a docente Maria Luísa Nogueira Ferreira Ribeiro. A eleição para o primeiro Conselho Executivo teve lugar no dia 26 de Maio de 2004 tendo sido eleita a lista B constituída pela presidente Graça Maria Pereira Sampaio Fernandes e pelos vice-presidentes João Pedro Melo da Bernarda, Cristina Maria Cardoso Mota e Margarida Rosa Tomé Neto. A 25 de Maio de 2007, o Conselho Executivo viu renovado o seu mandato com a realização de eleições a que, mais uma vez, concorreram duas listas. Tomaria posse perante a Assembleia do Agrupamento a 18 do mês seguinte.

Uma nova estrutura de gestão

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 75/2008, toda a estrutura de gestão teve de ser de novo reformulada. Com eleições realizadas a 23 de Setembro de 2008, começou por ser formado o Conselho Geral Transitório que viria a aprovar um novo regulamento interno e proceder à eleição do director do agrupamento. Foi presidido pela docente Ana Paula Esteves dos Santos. A 29 de Maio de 2009, foi então escolhido o primeiro director, o docente Fernando António Ferreira Duarte Cadima. Após um processo atribulado, acabou por tomar posse apenas a 18 de Março do ano seguinte, agora já perante o Conselho Geral formado dois meses antes e presidido pela docente Maria do Rosário Cordeiro Baptista Selada.

Em 2012 a presidente do Conselho Geral reformou-se e foi substituída no cargo pela docente Maria Albertina Nunes Simões Raposo até março de 2014, altura em que foi eleito um novo Conselho Geral que passou a ser presidido pela docente Nídia Maria Carreiro Baptista Moura, em 2 de abril de 2014. Este Conselho elegeu como a diretora do agrupamento a docente Maria Madalena Pereira da Conceição da Costa, que tomou posse a 13 de maio de 2014, para cumprir um mandato até 2018. Em janeiro de 2018 a decisão do Conselho Geral não foi favorável à possibilidade de recondução da diretora no seu cargo, tendo-se dado início ao processo de eleições, tanto do próprio orgão em si, como para a escolha de um novo diretor.

O novo Conselho Geral tomou posse a 19 de abril de 2018 e a 26 de abril foi eleita para o cargo de presidente do mesmo a docente Dalila Maria Gomes de Sousa Moreira Almeida. Por unanimidade, a 12 de junho de 2018, foi eleito diretor do agrupamento o docente Jorge Filipe Bandeiras de Oliveira Camponês, tendo tomado posse no dia 28 desse mesmo mês.

Distinção em 2019 – Por comunicação do Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Raul Castro, foi atribuída a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata ao Agrupamento de Escolas D. Dinis, pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Esta distinção foi entregue nas comemorações do Dia do Município, 22 de maio de 2019, no Teatro José Lúcio da Silva, ao Diretor do Agrupamento, professor Jorge Filipe Camponês.

A 27 de abril de 2022 toma posse o Conselho Geral para o mandato para 2022-2026 tendo sido, de novo, eleita para o cargo de presidente a docente Dalila Maria Gomes de Sousa Moreira de Almeida.

O Diretor Jorge Camponês não requereu a sua recondução ao Conselho Geral. A 2 de maio de 2022 é aberto o procedimento concursal de eleição a Diretor 2022-2026, não tendo sido eleita a única candidata ao cargo de Diretor.

Assim, o Diretor Jorge Camponês manteve-se em funções até 30 de junho de 2022, tendo sido nomeada uma Comissão Administrativa Provisória (CAP), pela Diretora Regional dos Estabelecimentos Escolares do Centro-DGEstE, Dr.ª Cristina Oliveira, que tomou posse a 1 de julho de 2022. É nomeada para a presidência da CAP a docente Teresa Maria Nunes Carreira Bernardo da Encarnação.

A 18 de janeiro de 2023 é aberto um novo procedimento concursal de eleição a Diretor 2023-2027, não tendo sido eleito o único candidato ao cargo Diretor.

No momento atual, aguardamos pela nomeação de uma nova CAP, pela DGEstE. (atualizado a 27 de março de 2023