EB Guimarota 1983

1983 – Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de Guimarota

2000 – Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância nº 5 de Guimarota

2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DE GUIMAROTA

2002 – JARDIM DE INFÂNCIA DE GUIMAROTA

A situação

A Escola Básica do 1º Ciclo / Jardim de Infância de Guimarota fica situada num bairro residencial, na periferia da cidade e a sua área de influência estende-se pelas zonas da Guimarota, S. Romão, Casal dos Matos e Quinta do Chorão.

O local onde a Escola se encontra regista algum tráfego rodoviário e pedestre, estando o edifício, onde também funciona o Jardim de Infância, envolvido por um conjunto de prédios de construção recente e algumas moradias mais antigas.

A construção

É uma construção do Plano dos Centenários, tipo U3, resultado de “uma adaptação dos Projectos-Tipo à moderna concepção pedagógica e construtiva, aprovada pelo ministro Rui Sanches em 17 de Maio de 1971”.

O Tipo Urbano seria destinado às vilas e às localidades que, embora não tendo aquela categoria, apresentassem nítidas características de aglomerado urbano e gozassem já de um certo desenvolvimento económico.

Designada, anteriormente, por Escola do Ensino Básico nº 5 foi construída no início dos anos oitenta, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 1983/84.

O edifício é composto por dois pisos.

No rés-do-chão existem duas salas, uma das quais pertencente ao Jardim de Infância, um átrio, uma arrecadação e instalações sanitárias e no primeiro piso duas salas de aula, um gabinete de Professores e duas arrecadações. O acesso ao 1º andar é efectuado através de uma escada interior.

A construção é circundada por uma zona de recreio, onde existe um parque infantil. Este espaço é vedado por uma rede com dois portões de acesso.

Nas traseiras da escola está situada a casa da caldeira que fornece a energia para o aquecimento central.