EB D. Dinis 1968

1979 – Escola Preparatória de Leiria; Escola C+S de Leiria; Escola C+S D. Dinis

2002 – ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. DINIS

A criação

A Portaria nº 23600 de 9 de Setembro de 1968 criou as escolas preparatórias do ensino secundário, denominando cada uma a partir de um patrono, conforme estava designado no Decreto nº 487572 de 1968 que aprovava o Estatuto do Ciclo Preparatório do Ensino Secundário. A Escola Preparatória do concelho de Leiria foi uma das criadas por aquela Portaria, com o nome de Escola Preparatória D. Dinis e com secção feminina.

As primeiras instalações

Nas palavras do próprio Director da época, “ as instalações a esse novo estabelecimento destinadas eram as mesmas que, durante muitos e muitos anos, haviam servido ao Liceu Rodrigues Lobo. Porém, na altura da instalação desta escola, o interior do edifício pouco mais era que um montão de escombros, restos desoladores de obras aí iniciadas, mas não terminadas”.

Com efeito, as referidas instalações constituíram sempre um dos maiores problemas da escola já que o edifício referido tinha apenas oito salas de aula, dois laboratórios, duas salas de Trabalhos Manuais e um pequeno Ginásio, tendo de estender-se por uma secção a funcionar no velho Seminário e mais tarde, a partir de 1975, por vários pavilhões pré-fabricados que se foram progressivamente instalando junto à margem do rio Lis.

O novo edifício

Impunha-se a construção de um novo edifício, aliás prometida pela Câmara Municipal e pelo Ministério desde a criação da escola, mas só concretizada no ano lectivo de 1982/83. Neste ano, mudou-se a escola para as instalações actuais. No entanto, continuou o velho edifício a servir como anexo à nossa escola, passando no ano seguinte à condição de secção e, finalmente, em 1984-85, tornou-se escola independente com a designação de Escola Preparatória José Saraiva.

As actuais instalações eram constituídas até 1994 por quatro pavilhões dispersos (três de salas de aulas e um polivalente) e um pavilhão Gimnodesportivo.

No final desse ano lectivo foi construído um pavilhão pré-fabricado com três salas de aula, o que reflectia a sobrepopulação escolar do momento, que ascendeu a 1.163 alunos para uma escola projectada apenas para 750.

Actualmente o espaço da escola continua a ser limitado em relação ao número de alunos que temos, ao qual não são alheias as exigências e pressupostos da nova reforma curricular posta em prática a partir do ano lectivo de 1998-99. Ao longo do tempo foram feitas algumas obras de melhoramento e conservação do espaço físico da Escola, tais como a vedação que se encontrava degradada, e mais recentemente na rede de águas pluviais e esgotos, bem como a substituição parcial do piso do espaço exterior que ainda carece de algumas melhorias nos acabamentos.

Hoje, a escola denomina-se legalmente Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Dinis, mantendo-se o mesmo patrono em homenagem ao rei que marcou notoriamente a história e cultura da região. É nela que está instalada a sede do Agrupamento de Escolas D. Dinis criado em 2004.

Hino da Escola Básica 2,3 D. Dinis – Publicado em 2007/2008
Autor do Hino: professor Afonso Serra