EB Arrabalde 1957

1957 – Escola Primária de Arrabalde

1988 – Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 3 de Leiria

2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO DE ARRABALDE

O início do funcionamento

A Escola Básica do 1.º Ciclo de Arrabalde fica situada a norte da cidade de Leiria, entre a rua Pêro Avito, a rua de Santiago e a rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nas proximidades do Mercado Municipal, do Complexo das Piscinas e do Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

O edifício, do tipo Plano dos Centenários, foi doado ao Estado pela Professora Izita, que aí leccionou. Tinha uma moradia anexa que lhe era destinada.

O início do seu funcionamento remonta ao ano lectivo de 1957/58, apenas com uma turma.

No ano de 1969, dado o crescente número de alunos, a Câmara Municipal ampliou o edifício que ficou constituído por dois pisos: rés-do-chão com uma sala de aula, cantina (que funcionou desde 1971 a 1976) e uma cozinha.

No alpendre localizavam-se dois corpos sanitários, destinados aos professores e alunos, que ainda se mantêm.

No primeiro andar foram construídas duas salas de aula. Actualmente, existe, também, um gabinete de apoio educativo.

A adaptação das instalações

A sala que serviu de cantina passou, em 1977/78, a ser utilizada como sala polivalente onde eram desenvolvidas actividades ligadas às Expressões Dramáticas, à Informática (Projecto Minerva) e Extra-curriculares.

Está aí instalada a Biblioteca/Centro de Recursos Educativos, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares desde o ano de 2003, tendo sido a primeira do 1.º C. E. B. a ser fundada no Concelho de Leiria. Neste espaço, funciona, ainda, a reprografia.

A cozinha foi adaptada a sala de Professores.

As zonas anexas

O edifício escolar está rodeado por um vasto pátio de recreio onde existe um recinto desportivo, um parque infantil com piso sintético, uma zona relvada e uma outra de areia, sendo vedado por um gradeamento de ferro.

Aí existiu um pavilhão em madeira, com duas salas de aula. Este espaço foi, também, utilizado para actividades de apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais e para Iniciação à Leitura e Escrita aos imigrantes oriundos dos paises do Leste europeu. Com o passar do tempo o pavilhão foi-se degradando tendo sido demolido.

 As mudanças de nome

A Escola de Arrabalde também foi denominada por Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 3 de Leiria e pertenceu ao Agrupamento Horizontal de Escolas de Leiria e Barosa a partir do ano lectivo de 2001/2002 e em 2003/2004 foi integrada no Agrupamento de Escolas D. Dinis como Escola Básica do 1.º Ciclo de Arrabalde.