EB Amarela 1940

1940 – Escola Feminina

1988 – Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico n.º 2 de Leiria

2002 – ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO AMARELA

A criação

A Escola Básica do 1.º Ciclo Amarela está situada em Leiria, na Avenida Marquês de Pombal. É ladeada pelas ruas da Restauração e Henrique Sommer e está inserida numa zona de muito tráfego, tanto rodoviário, como pedestre.

Entrou em funcionamento no ano de 1940. O edifício foi projectado pelo Arquitecto Raul Lino, e, inicialmente, só acolhia turmas masculinas.

Mais tarde, passou a Escola Feminina e foi anexada à Escola do Magistério Primário, tendo aí estagiado muitos alunos/mestres.

Posteriormente, designou-se por Escola n.º 2 de Leiria e, mais tarde, por Escola Amarela.

É composta por dois pisos: rés-do-chão com duas salas de aula, um gabinete de apoio, um espaço para Biblioteca/Centro de Recursos, uma cozinha e casas de banho. No primeiro piso, com acesso por escada interior, existem duas salas de aula, um átrio e um espaço para arrumos situado no primeiro lance de escadas.

No ano de 1979 foram construídos dois pavilhões pré-fabricados, com duas salas de aula, para acolher o excesso de população escolar.

O edifício foi recuperado em 1985. Nos finais da década de 90 foram, de novo, efectuados alguns melhoramentos assim como no espaço envolvente, nomeadamente com a construção de um recreio coberto que fazia a ligação entre o corpo principal e os pavilhões anexos.

No início do ano lectivo 2003/2004 foi feita reestruturação do restante recreio da escola, com a criação de um pequeno espaço para a prática da Expressão Físico-Motora e a pavimentação adequada do mesmo.

Todo este espaço está envolvido por uma sebe de arbustos e gradeamento em ferro.