Retorno das atividades letivas em regime não presencial

Exmos. Pais/ Encarregados de Educação e Queridos Alunos,

Conforme informação recente do Ministério da Educação, após estes 15 dias de suspensão das atividades letivas, as mesmas serão retomadas em regime não presencial (ensino à distância), a partir de segunda-feira, dia 8 de fevereiro de 2021.

Nesse seguimento, cumpre-me informar do seguinte:

1- O calendário escolar será alterado, por forma a compensar alguns dos dias de suspensão das atividades, sendo que: haverá aulas no Carnaval (15,16 e 17 de fevereiro), o final do 2º período letivo foi prolongado até ao dia 26 de março e o final do ano letivo foi compensado com mais uma semana de aulas, a concretizar de acordo com o calendário escolar de cada ciclo de ensino;

2- No dia 8 de fevereiro, todos devem estar preparados para iniciar as atividades letivas que se irão desenvolver de forma síncrona e assíncrona. Antecipadamente devem testar os acessos à plataforma Teams, verificar e preparar todos os equipamentos informáticos que irão usar nas aulas síncronas online. Caso haja alguma dificuldade no acesso à plataforma, devem contactar o respetivo docente Titular de Grupo/Turma ou Diretor de Turma, ou enviar um email para equipatic@aeddinisleiria.edu.pt identificando sempre o aluno/turma, explicitando claramente o problema;

3- As sessões síncronas (Aulas, AEC, Apoio ao Estudo, Salas de Estudo, Apoio PLNM, Antecipação e Reforço das Aprendizagens, Tutorias Personalizadas, Apoio Tutorial Específico, Apoio Psicopedagógico, Apoio Psicológico e Orientação Vocacional) serão desenvolvidas em todos os níveis de ensino, na plataforma Teams.

4- As sessões síncronas corresponderão a cerca de 70% das atividades letivas e desenvolver-se-ão em horários muito semelhantes aos do regime presencial. Todos os pais/encarregados de educação e alunos deverão estar atentos aos seus emails e à plataforma Teams, meios através dos quais irão receber, no decorrer desta semana, através dos Educadores/Professores Titulares de Grupo/Turma e Diretores de Turma, os horários e as orientações para o desenvolvimento do ensino à distância. Devem igualmente estar atentos à página do Agrupamento (https://www.aeddinisleiria.edu.pt) uma vez que esta é uma forma célere de transmissão de informação à comunidade educativa; 

5- Esta modalidade de ensino à distância trará novamente desafios a toda a comunidade educativa, desde os professores aos alunos, mas também aos pais/encarregados de educação, pelo que todos devemos encarar com calma e serenidade esta nova etapa, sobretudo percebendo que haverá, forçosamente, um momento de adaptação e reajuste que exigirá muita cooperação.

Chama-se à atenção que de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, artigo 17º, alínea d) “Quanto aos deveres dos alunos, é aplicável o disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, e demais legislação em vigor, bem como no regulamento interno da escola, estando os alunos obrigados ao cumprimento de todos os deveres neles previstos, designadamente o dever de assiduidade nas sessões síncronas e o de realização das atividades propostas, nos termos e prazos acordados com o respetivo docente”.

Todas as dúvidas e questões que possam surgir, devem esclarecidas através dos Educadores/Professores Titulares de Grupo/Turma e Diretores de Turma;

6- As carências de equipamentos informáticos dificilmente serão supridas na totalidade, daí que seja importante esclarecer que o empréstimo de equipamentos (computadores e/ou acessos à internet) priorizará critérios socioeconómicos, a saber: 1º – alunos do escalão ASE – A; 2º – alunos do escalão ASE – B; 3º alunos de escalão ASE – C; 4º – alunos com necessidades prementes (sujeita à existência de equipamento disponível). Os encarregados de educação dos alunos a quem seja possível emprestar equipamentos informáticos serão diretamente contactados pelo Agrupamento de Escolas D. Dinis. Todos os equipamentos serão emprestados temporariamente (mediante a assinatura de um termo de responsabilidade) e terão de ser entregues após o período de ensino à distância, sem danos e nas mesmas condições de funcionamento aquando do seu levantamento. Esclarece-se ainda que apenas será possível disponibilizar um equipamento por agregado familiar

7- Para as situações em que seja de todo impossível disponibilizar equipamentos informáticos, o material de trabalho dos alunos terá que ser impresso semanalmente, estipulando-se dias específicos para levantamento/entrega de materiais na escola;

8- Os serviços administrativos do Agrupamento mantém-se abertos com as restrições previstas nas medidas governamentais, privilegiando-se o atendimento não presencial através de contacto telefónico (244 824 035) e/ou por email secretaria@aeddinisleiria.edu.pt .

Remato, alertando toda a comunidade educativa para uma situação de saúde pública atual que é muito grave, pelo que devemos permanecer seguros e em casa.

Tenho a confiança de que todos contribuiremos para a criação de uma escola “à distância” num contexto sereno e de cooperação, percebendo que todos podemos ajudar a suplantar esta pandemia, criando um ambiente favorável para um regresso à escola o mais rápido possível.

Votos de muita saúde e serenidade para todos.

O Diretor do Agrupamento de Escolas D. Dinis