INFORMAÇÃO PARA PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Plano de Ensino à Distância – Plano E@D

A atual situação de pandemia e a consequente suspensão das atividades letivas presenciais trouxe novos desafios à ação educativa.

O Plano E@D do Agrupamento de Escolas D. Dinis pode ser consultado em https://www.aeddinisleiria.edu.pt/documentacao/documentos-estruturantes/

Para os Pais e Encarregados de Educação destacamos:

Na educação Pré-Escolar e no 1.º CEB os Educadores Titulares de Grupo e os Professores Titulares de Turma enviam o plano de trabalho semanal e todos os documentos necessários, via email, aos Encarregados de Educação.

Nos 2.º e 3.º CEB o Diretor de Turma envia aos Encarregados de Educação os planos de trabalho semanal, até ao final do dia da sexta-feira anterior à semana a que se refere. Nos 2.º e 3.º CEB é o docente de cada disciplina o responsável por disponibilizar aos alunos os documentos e materiais necessários para o cumprimento do plano de trabalho.

DEVERES DOS ALUNOS NO E@D
1 – Os alunos devem ser assíduos sempre haja momentos de trabalho síncronos com os professores. Nos casos em que, por motivos devidamente justificados, o aluno se encontre impossibilitado de participar nos mesmos, a escola deve disponibilizar atividades para a realização de trabalho orientado e autónomo, em momentos assíncronos, que permitam o desenvolvimento das aprendizagens planeadas;
2 – O aluno, ou o Encarregado de Educação no 1.º Ciclo, deve enviar os trabalhos realizados, nos termos e prazos acordados com o respetivo docente.

O presente Plano E@D vigorará durante a suspensão das atividades letivas presenciais decretada pelo Governo até ao final do 3.º período letivo, o que de acordo com o ponto 1 do artigo 10.º do Decreto-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril, “ocorre a 26 de junho de 2020”.

Início do 3.º período – Informação de 10 de abril

Para darmos início ao 3.º período no dia 14 de abril (terça-feira), com atividades letivas não presenciais, todos os Srs. Encarregados de Educação receberão, via email, por parte do respetivo Educador, Professor Titular de Turma ou Diretor de Turma, um Plano de Trabalho a cumprir pelos vossos educandos semanalmente. O primeiro plano será enviado no dia 14 (a cumprir de 14 a 17 de abril) e o segundo a 17 de abril (a cumprir de 20 a 24 de abril).

Dadas as atuais circunstâncias, hoje como nunca, é fundamental o trabalho conjunto da escola e da família. Compreendemos as contingências que muitos sentirão para conseguirem articular com os vossos educados a difícil tarefa do Ensino à Distância.

Aguardamos também, tal como vós, pela chegada das emissões televisivas “#Estudoemcasa”, a funcionar no canal “RTP Memória” a partir de dia 20 de abril.

Iremos em conjunto – Alunos, Pais/Encarregados de Educação e Professores – aferindo e melhorando os procedimentos de forma a garantir que TODOS, sem exceção, consigam aprender e manter-se em contacto com a Escola.

Informamos ainda que, este ano letivo, não se realizarão as Provas de Aferição (previstas para os 2.º, 5.º e 8.º anos), nem as Provas de Exame dos alunos do 9.º ano de escolaridade.

Para esclarecimentos e apoio na área das TIC poderão contactar equipatic@aeddinisleiria.edu.pt

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA

Senhor Encarregado de Educação, seguindo as orientações da Ordem dos Psicólogos, e perante a necessidade de intervenção facilitada por meios de comunicação à distância, a psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas D. Dinis disponibiliza a prestação de serviços de apoio psicológico e psicopedagógico, salvaguardando as recomendações feitas pela Ordem.

Para tal podem endereçar os vossos pedidos para o endereço de email psicologaescolar@aeddinisleiria.edu.pt, com a seguinte informação introdutória:  identificação do Encarregado de Educação e do aluno, estabelecimento de ensino que frequenta e ano de escolaridade, bem como, o motivo do pedido.

Sugerimos ainda a leitura/visionamento de dois documentos elaborados pela Ordem dos Psicólogos que poderão ajudar os encarregados de educação e os alunos a melhor saber lidar com a situação atual.

COVID-19: COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO?https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_criancas_.pdf