Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa – 22 de janeiro

A 22 de janeiro celebra-se o Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa

O intérprete de língua gestual portuguesa (ILGP) é o profissional que contribui para a eliminação de barreiras linguísticas e aproxima os mundos surdo e ouvinte, em diferentes campos, nomeadamente linguístico e cultural.

Em contexto educativo, promove a igualdade em situações de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes (alunos, professores e outros profissionais da educação);

Também é um elemento que pertence a uma equipa educativa, enquanto profissional especializado na língua e cultura da comunidade surda, sendo interveniente fundamental no acesso à  educação das crianças e jovens surdos.

O ILGP que exerce em contexto educacional deve passar a mensagem interpretada de uma forma fiel ao conteúdo e ao espírito do orador. Também o ILGP pode e deve ser um instrumento ativo de sensibilização no espaço escolar, fornecendo informações a todos com quem trabalha sobre questões alusivas suas funções bem como, em conjunto do docente de LGP trabalhar conceitos ligados à como a comunidade surda, esclarecendo as diferenças culturais e o desenvolvimento sócio emocional da criança surda.

Alem disso, o seu perfil e papel devem ser claramente distinguidos do papel e perfil do docente, sendo este último o responsável pela sua aula e disciplina durante o período da mesma, junto dos alunos e de toda a comunidade escolar. O ILGP, como elemento neutro, deve apenas intervir quando se verifiquem situações que se dirijam ao próprio de forma ostensiva, incorrendo em atitudes, sentenças ou atos que ponham em causa a integridade física e dignidade pessoal e profissional do ILGP.

O Agrupamento de Escolas D. Dinis, sendo escola de referência para a Educação Bilingue do Aluno Surdo, colabora com estes profissionais desde o ano letivo 2002/2003.