Renovação de Matrícula 2020-2021 – URGENTE

“Ex. mos Srs. Encarregados de Educação, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares informou, hoje dia 07/07/2020, que face às dificuldades de acesso ao Portal de Matrículas as renovações de matrícula passam a realizar-se de forma automática, a partir do dia de amanhã, 8 de julho, para os alunos que frequentaram este ano o 5.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade. Assim, os Encarregados de Educação destes alunos não terão de efetuar mais diligências no Portal das Matrículas.

Devem continuar a ser feitas no Portal das Matrículas apenas as renovações de matrícula para os alunos que vão para o 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade e os pedidos de transferência para fora do Agrupamento.

Informações para Pais/Encarregados de Educação

Alunos que em 2019-2020 frequentaram o Agrupamento de Escolas D. Dinis nos 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos

Cada Encarregado de Educação deve proceder à renovação de matrícula do seu educando até ao 3.º dia útil após a definição da situação escolar do seu educando. Relembramos que o 3.º período termina no dia 26 de junho para todos os anos de escolaridade.

Datas previstas para a renovação de matrícula:

2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos (dias 6, 7 e 8 de julho)

10.º ano (dia 2, 3 e 6 de julho).

A renovação de matrícula é efetuada eletronicamente, via Internet, na aplicação Portal das Matrículas [portaldasmatriculas.edu.gov.pt], com recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Recomenda-se aceder ao Portal das Matrículas através da página online do Agrupamento https://www.aeddinisleiria.edu.pt/ ou através do motor de busca Google Chrome (os motores de busca “Internet Explorer” ou “Safari”, por vezes, não permitem aceder à plataforma).

Não sendo, de todo, possível efetuar a matrícula no referido portal, excecionalmente poderá ser feita de forma presencial nos serviços administrativos, na EB D. Dinis, mediante pedido de marcação prévia devidamente justificado, solicitado através do email secretaria@aeddinisleiria.edu.pt.

Para a renovação de matrícula no 5.º, 7.º e 10.º anos ou em renovações que impliquem a transferência de estabelecimento de ensino:

– No ato de matrícula, o Encarregado de Educação deve indicar, por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida.

– Na renovação de matrícula para o 10.º ano, o Encarregado de Educação ou o aluno, quando maior, deve indicar, além dos 5 estabelecimentos, o curso ou cursos pretendidos entre os Cursos Científico-Humanísticos, os Cursos do Ensino Artístico Especializado, os Cursos de Educação e Formação de Jovens, os Cursos Científico -Tecnológicos com Planos Próprios e os Cursos Profissionais. Caso haja dúvidas relativas a esta escolha, poderão contactar a psicóloga escolar através do email psicologaescolar@aeddinisleiria.edu.pt ou do telefone 938 412 353.

Documentos do aluno a matricular:

Cartão de Cidadão ou Título de Residência com o Número de Identificação Fiscal (NIF); o Número de Identificação da Segurança Social (NISS); o Número do Serviço Nacional de Saúde (NSNS), bem como a entidade e o número do subsistema de saúde (se possuir subsistema de saúde); [OBRIGATÓRIO]

Boletim de vacinas atualizado; [OBRIGATÓRIO]

Uma fotografia atualizada tipo passe; [OBRIGATÓRIO]

Cópia do Relatório Técnico-Pedagógico ou do Programa Educativo Individual. [no caso do aluno beneficiar de medidas de apoio à aprendizagem] – 10.º ano.

Documentos do Encarregado de Educação do aluno a matricular:

Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade ou Título de Residência com o NIF; [OBRIGATÓRIO]

Documento original comprovativo do local de residência (apenas nos casos em a morada não seja preenchida automaticamente por leitura do cartão de cidadão ou chave móvel digital, podendo apresentar documento da Autoridade Tributária ou fatura de água, de eletricidade, de gás) OU Documento original comprovativo do local de trabalho emitido pela entidade patronal. [OBRIGATÓRIO] – 10.º ano.

Documento original da Autoridade Tributária comprovativo da composição do agregado familiar10.º ano (se pretender comprovar que tem irmãos ou crianças que frequentam o estabelecimento de ensino pretendido).

– Uma vez que o Portal das matrículas apenas deixa submeter até 3 documentos, nas situações que impliquem a submissão de um maior número de documentação, esta deve ser enviada via email secretaria@aeddinisleiria.edu.pt., identificando o nome completo do aluno e o ano para o qual renova a matrícula.

Consulte aqui a documentação relativa ao processo de matrículas para o ano letivo 2020-2021