Informação sobre Coronavírus 2019

Neste momento, dada a necessidade de contenção do surto provocado pelo vírus COVID-19, o Agrupamento de Escolas D. Dinis encontra-se a trabalhar com restrições. Agradecemos que nos contactem pelos seguintes canais:

Contacto Geral do Agrupamento: 244 824 053

Serviços Administrativos: saeddinis@gmail.com / 938 412 855

Apoio Social Escolar: ase@aeddinisleiria.edu.pt

Direção: agrupescolasddinis@gmail.com

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES COM ALUNOS – Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril.

Recomendamos fortemente aos nossos alunos e às suas famílias para que sejam cumpridas rigorosamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, de contenção da participação em atividades, iniciativas e deslocações a locais que potenciem o contágio.

Comunica-se a todos os encarregados de educação que a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

Às famílias cabe a responsabilidade de entrar em contacto com o agrupamento para sinalizar situações de suspeição ou contágio que decorram após o início desta suspensão. Desta forma, poderá manter-se a identificação de cadeias de contágio. Poderão fazê-lo telefonicamente através do número 244 824 035 ou do email agrupescolasddinis@gmail.com.

Ficam igualmente suspensas todas as atividades não letivas (AEC) e de acompanhamento à família: na educação pré-escolar, atividades de animação e apoio à família (AAAF) e no 1.º ciclo, componente de apoio à família (CAF).

Declaração do trabalhador por conta de outrem: esta declaração deve ser apresentada à entidade empregadora para justificar a ausência ao trabalho por motivo de encerramento do estabelecimento de ensino ou equipamento social de apoio à infância ou à deficiência

TRABALHADORES DE SERVIÇOS ESSENCIAIS

O Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus é o estabelecimento de ensino de referência em Leiria, destinado a acolher os filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro – incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais, cuja mobilização para o serviço ou prontidão, obste a que prestem assistência aos mesmos.

Assim, os Encarregados de Educação que se encontrem na situação acima mencionada devem contactar o Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, através do nº de telefone 244845010, solicitando o referido acolhimento dos seus educandos, apresentando as evidências da aplicação da medida.

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA

Senhor Encarregado de Educação, seguindo as orientações da Ordem dos Psicólogos, e perante a necessidade de intervenção facilitada por meios de comunicação à distância, a psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas D. Dinis disponibiliza a prestação de serviços de apoio psicológico e psicopedagógico, salvaguardando as recomendações feitas pela Ordem.

Para tal podem endereçar os vossos pedidos para o endereço de email psicologaescolar@aeddinisleiria.edu.pt, com a seguinte informação introdutória:  identificação do Encarregado de Educação e do aluno, estabelecimento de ensino que frequenta e ano de escolaridade, bem como, o motivo do pedido.

Sugerimos ainda a leitura/visionamento de dois documentos elaborados pela Ordem dos Psicólogos que poderão ajudar os encarregados de educação e os alunos a melhor saber lidar com a situação atual.

1. COVID-19: COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO?https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_criancas_.pdf
  2. (Vídeo complementar ao texto)
COVID-19: Crianças

"Como explicar a uma criança a importância das medidas de distanciamento social e isolamento?" – Veja o vídeo e consulte o documento de apoio em: www.ordemdospsicologos.pt/covid19/documentos_apoio#COVID19 #Crianças #Psicologia #Isolamento #Ordemdospsicologos