“A Democracia não se simula, pratica-se todos os dias!”

             

Nos dias 12 e 13 de maio, as alunas-deputadas Leonor Sobreira e Mara Prazeres e a aluna-jornalista Sofia Martinho participaram na sessão nacional do programa “Parlamento dos Jovens”, que este ano celebra 30 anos de existência.

               Com uma agenda plena de trabalhos – comissões parlamentares, discussões, debates, votações e sessões plenárias – as alunas representaram o Círculo Eleitoral de Leiria, juntamente com alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos e Escola Básica Frei Estevão Martins.

               Aguiar Branco, Presidente da Assembleia da República, recebeu jovens deputados no segundo dia da sessão nacional, chamando a atenção para a importância da participação, sublinhando que “A democracia não se simula, pratica-se todos os dias!”  e que “cada um de nós tem uma voz que forma a vontade coletiva”.

O tema em debate nesta edição, “Novas tecnologias – desafios e oportunidades para os jovens”, serviu de mote para as diversas medidas apresentadas sempre com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades, educação de qualidade, desenvolvimento e coesão social.  

Os 230 jovens deputados, de todos os círculos eleitorais do país, incluindo Europa e Fora da Europa, demonstraram rigor, capacidade, responsabilidade e sentido democrático assinaláveis. A Sala das Sessões acolheu a vontade jovem de fazer, de participar e, acima de tudo, de mostrar que estão atentos e, como foi referido no final da sessão, que sabem discutir ideias no exercício democrático, com o maior respeito pelo adversário.

A sessão nacional foi encerrada por Julieta Sampaio, fundadora do “Parlamento dos Jovens” com um testemunho de resiliência, sonho e determinação.

“Parlamento dos Jovens” constitui uma prioridade educativa do Agrupamento de Escolas D Dinis, pois operacionaliza a visão e missão da escola preconizada no seu Projeto Educativo.