Biblioteca Escolar | Brainideas 2.0 | Escola DECOJovem

Brainideas 2.0 | Escola DECOJovem

A Biblioteca Escolar desenvolveu o Projeto Brain Ideas da DECOJovem.
O Projeto Brain Ideas “incentiva os jovens, enquanto consumidores, a adotar escolhas que respeitem a propriedade intelectual (a propriedade industrial e o direito de autor) e combatam a contrafação e a pirataria para salvaguardar os seus direitos, a sua segurança e, até mesmo, a sua saúde.”
Uma escola DECOJovem:Respeita a Propriedade IntelectualRespeita as ideias inovadorasReconhece os Direitos de Autor.

A Biblioteca Escolar agradece a todos quantos colaboraram na implementação do projeto. (siga-nos no nosso blog)

Projeto Mais Vale Prevenir

O Agrupamento de Escolas D. Dinis – Leiria recebeu o Selo Escola Ética pelo desenvolvimento do Projeto Mais Vale Prevenir em colaboração com o Conselho de Prevenção da Corrupção.
O Projeto teve por base o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas D. Dinis – Leiria para a definição dos objetivos gerais prioritários e das linhas fundamentais de desenvolvimento da intervenção no quadro das questões ligadas à fraude, ao suborno ou à corrupção, no contexto específico da comunidade educativa, nomeadamente plágio, desinformação e o desrespeito pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos.
A Biblioteca Escolar agradece ao Conselho de Prevenção da Corrupção, à Direção, à Coordenadora Interconcelhia – Lucília Santos, ao Clube de Fantoches – coordenado pela Encarregada de Educação Natália Gameiro, aos professores de Cidadania e Desenvolvimento e Português, e Titulares de Grupo/Turma, aos alunos e seus Encarregados de Educação e ao Pessoal Não Docente, toda a colaboração prestada.

https://asasdoslivros.blogspot.com/2021/07/selo-escola-etica-projeto-mais-vale.html

7 dias com os Media

A Biblioteca Escolar aderiu a esta iniciativa nacional que tem como parceiros Comissão Nacional da Unesco (CNU), Conselho Nacional da Educação (CNE), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS), Direção-Geral da Educação (DGE), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT),  Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027),  Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

https://asasdoslivros.blogspot.com/2021/05/7-dias-com-os-media-agrupamento-de.html

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor | 23 de abril

Inserida nas comemorações do Dia Mundial do Livro (23 de abril), decorreu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a cerimónia da entrega de prémios do concurso de escrita criativa dirigido a alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário, no âmbito dos 400 anos morte Francisco Rodrigues Lobo.

Alunos premiados:
1º lugar
O conto “Chico, o pastor do Lis” do aluno Rafael Oliveira Vaz da Costa – 9ºC – AE D Dinis

Menções honrosas:
O conto “A Jornada de Milo” da aluna Inês Soares Sousa – 8ºB – AE D Dinis.

http://asasdoslivros.blogspot.com/2021/04/entrega-de-premios-do-concurso-de.html

A Escola Básica 2,3 D. Dinis vai assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Desta vez, contamos com a presença do autor Nuno Valente, a quem agradecemos a colaboração.

Podem seguir as atividades virtuais em: https://sites.google.com/view/dia-do-livro-2021beddinis/

Esta iniciativa decorre no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com os professores de Português e Cidadania e Desenvolvimento.

Semana Polar

de 15 a 19 de março de 2021

A SEMANA POLAR é uma atividade organizada pela APECS PORTUGAL (Associação de Jovens Investigadores Polares de Portugal http://apecsportugal.wix.com/apecsportugal) e pelo programa EDUCAÇÃO PROPOLAR (http://www.propolar.org/), com a chancela da  APECS internacional (http://apecs.is) e da Polar Educators International (http://www.polareducator.org). 

Contaremos com a presença do Cientista Polar Hugo Guímaro, na plataforma MS TEAMS, para dar-nos noções básicas sobre os polos, e falar-nos da importância da ciência, da ciência polar e dos jovens cientistas.

Esta atividade decorre no âmbito da articulação curricular da Biblioteca Escolar com o subdepartamento de Geografia.