INFORMAÇÕES – COVID 19

Todos temos o dever de cumprir, e ver cumpridas, as regras de higienização, segurança e distanciamento social. Relembramos que toda a comunidade educativa deve ser responsável. Se apresentar sintomas, ou tenha convivido com alguém que tenha testado positivo, NÃO DEVE comparecer na escola, devendo entrar em contacto com as autoridades de saúde e informar a escola/estabelecimento de ensino, através do respetivo titular de grupo/turma ou diretor de turma, se possível.

SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.             

Sempre que surjam casos Covid-19 positivos serão, de imediato, efetuadas as necessárias diligências junto de todos os pais e encarregados de educação dos alunos das turmas diretamente envolvidas.

BOLETIM INFORMATIVO

O Agrupamento D. Dinis está em constante articulação com o Serviço de Autoridade de Saúde Local, na monitorização e implementação das medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2. No contexto em que nos encontramos, apelamos à calma e à serenidade de toda a comunidade educativa. Contamos com a colaboração de todos.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, os alunos da turma do 2º ano de escolaridade da EB Branca. Os restantes alunos da EB Branca frequentarão normalmente as aulas.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, 9 alunos da turma 8ºC da EB D. Dinis. Os restantes alunos da turma, bem como, os restantes alunos da EB D. Dinis frequentarão normalmente as aulas.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, as crianças da sala C2 do Jardim dos Capuchos. As restantes crianças do Jardim de Infância dos Capuchos frequentarão normalmente as aulas.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, os alunos da turma do 2º ano de escolaridade da EB Guimarota. Os restantes alunos da EB Guimarota frequentarão normalmente as aulas.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, 5 alunos da turma 5ºF da EB D. Dinis. Os restantes alunos da turma frequentarão normalmente as aulas.

Encontram-se em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, 5 alunos do 3.º ano e 1 aluno do 2.º ano de escolaridade da EB Capuchos. Os restantes alunos da Escola Básica Capuchos frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma aluna da turma A do 6º ano de escolaridade da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19, no dia 8 de janeiro. Após análise técnica da situação específica, com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado todas as diligências necessárias, que a aluna infetada ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da turma 6ºA e os demais alunos da escola frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno da turma do 3º ano de escolaridade da Escola Básica Arrabalde acusou positivo para a Covid-19, no dia 8 de janeiro. Após análise técnica da situação específica, com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado todas as diligências necessárias, que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Arrabalde frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno da turma B do 3º ano de escolaridade da Escola Básica Amarela, acusou positivo para a Covid-19. Após análise técnica da situação específica, com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado todas as diligências necessárias, que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Amarela farão a sua vida normal, durante a interrupção letiva.

Informa-se que uma aluna da turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Guimarota, acusou positivo para a Covid-19. Após análise técnica da situação específica, com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado todas as diligências necessárias, que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Guimarota farão a sua vida normal, durante a interrupção letiva.

Informa-se que uma aluna da turma 9ºE da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19. Após análise técnica da situação específica com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado todas as diligências necessárias, que a aluna infetada e outros 5 alunos da turma, considerados contactos de risco por proximidade, ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os Encarregados de Educação dos alunos isolados já foram contactados. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica D. Dinis, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma aluna da turma B do 3º ano de escolaridade da Escola Básica Amarela acusou positivo para a Covid-19. Após análise técnica da situação específica com o respetivo inquérito epidemiológico, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou, após ter efetuado as diligências necessárias, que a aluna infetada ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica Amarela, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno da turma 8ºD da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que o aluno infetado e outros 8 alunos da turma, considerados contactos de risco por proximidade, ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os Encarregados de Educação dos alunos isolados já foram contactados. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica D. Dinis, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno da turma do 1º ano de escolaridade da Escola Básica Branca acusou positivo para a Covid-19, no dia 13 de dezembro. Após análise técnica das situações específicas, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Branca frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma monitora AAAF que acompanha o Grupo C2 do Jardim de Infância de Capuchos acusou positivo para a Covid-19, no dia 10 de dezembro. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que a monitora infetada e todas as crianças deste Grupo C2, ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. As restantes crianças dos outros grupos do Jardim de Infância de Capuchos, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma monitora AAAF que acompanha o Grupo C4 do Jardim de Infância de Capuchos acusou positivo para a Covid-19, no dia 9 de dezembro. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que a monitora infetada ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. As crianças do Grupo C4, assim como, as restantes crianças do Jardim de Infância de Capuchos, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma aluna da turma 6ºD da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19, no dia 3 de dezembro. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que a aluna infetada ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica D. Dinis, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma aluna da turma 7ºB da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19, no dia 1 de dezembro. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que a aluna infetada e outros 7 alunos da turma, considerados contactos de risco por proximidade, ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os Encarregados de Educação dos alunos isolados já foram contactados. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica D. Dinis, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que uma aluna da turma 9ºC da Escola Básica D. Dinis acusou positivo para a Covid-19, no dia 1 de dezembro. Após análise técnica da situação específica e efetuadas as diligências necessárias, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que a aluna infetada ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica D. Dinis, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que dois alunos da turma A do 3º ano de escolaridade da Escola Básica Amarela acusaram positivo para a Covid-19, no dia 28 de novembro. Após análise técnica das situações específicas, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Amarela frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que a professora titular da turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Amarela acusou positivo para a Covid-19, no dia 24 de novembro. Após análise técnica da situação específica, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica Amarela frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um professor de apoio educativo da Escola Básica de Arrabalde testou positivo para COVID-19, no dia 6 de novembro. O Diretor do Agrupamento e o Serviço de Autoridade de Saúde Local efetuaram as diligências recomendadas. Todos os alunos que estiveram em contacto direto com o professor ficarão em isolamento profilático domiciliário até um período de 14 dias, tendo sido para tal já informados os respetivos Encarregados de Educação (6 alunos do 2.º ano e 6 alunos do 3.º ano de escolaridade). Atualização do dia 8 de novembro: de acordo com as orientações emanadas pelo Serviço de Autoridade de Saúde Local, os restantes alunos das turmas da EB de Arrabalde frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno do 1º ano de escolaridade da Escola Básica da Barosa acusou positivo para a Covid-19, no dia 3 de novembro. Após análise técnica da situação específica, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que todos os alunos da turma ficarão em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da Escola Básica da Barosa frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um aluno do 1º ano de escolaridade da Escola Básica da Guimarota acusou positivo para a Covid-19, no dia 2 de novembro. Após análise técnica da situação específica, o Serviço de Autoridade de Saúde Local determinou que o aluno infetado ficará em isolamento profilático no domicílio, até um período de 14 dias. Os restantes alunos da turma, assim como os restantes alunos da Escola Básica da Guimarota, frequentarão normalmente as aulas.

Informa-se que um professor da EB D. Dinis testou positivo para COVID-19, no dia 2 de outubro. O Diretor do Agrupamento e o Serviço de Autoridade de Saúde Local efetuaram todas as diligências recomendadas. Todas as turmas e atividades letivas continuarão a decorrer dentro do previsto.

Informa-se que um aluno da EB D. Dinis testou positivo para COVID-19, no dia 20 de setembro. O Diretor do Agrupamento e o Serviço de Autoridade de Saúde Local efetuaram todas as diligências recomendadas. Foram colocados em confinamento, pelo Serviço de Autoridade de Saúde de Leiria, os alunos considerados necessários. Para os restantes alunos da escola, todas as atividades letivas continuarão a decorrer dentro do previsto.