INFORMAÇÕES – COVID 19

Relembramos a toda a comunidade educativa que deve continuar a ser responsável no que respeita ao cumprimento das regras de higienização, segurança e distanciamento social. Se apresentar sintomas, ou tenha convivido com alguém que tenha testado positivo, NÃO DEVE comparecer na escola, devendo entrar em contacto com as autoridades de saúde e informar a escola/estabelecimento de ensino, através do respetivo titular de grupo/turma ou diretor de turma, se possível.

SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (>38ºC). Também podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

Sempre que surjam casos Covid-19 positivos serão, de imediato, efetuadas as necessárias diligências junto de todos os pais e encarregados de educação dos alunos das turmas diretamente envolvidas.

O Agrupamento D. Dinis está em constante articulação com o Serviço de Autoridade de Saúde Local, na monitorização e implementação das medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.